Como está seu estudo de teologia

Como Estudar Teologia

como estudei teologia

Essa é uma pergunta muito freqüente entre os cristãos: Como Estudar Teologia? Mesmo aqueles cristãos menos praticantes, algum dia já se perguntaram da real importância de estudar teologia. O objetivo da do estudo da teologia é justamente buscar um "norte", uma espécie de caminho, para o estudo das Escrituras de maneira mais profunda. Mas antes de mais nada é preciso saber por onde começar e por isso no post de hoje vamos saber Como Estudar Teologia.

Todos nós precisamos estudar Teologia

Lamentavelmente sempre foi pregado que a Teologia é um tipo de estudo somente para pastores, estudiosos e doutores. Muita gente acha que estudar teologia é uma obrigação somente para os que desejam um ministério ou algumas exceções de gente que se gosta em ler livros velhos, mas, essa realmente não é a realidade. Já que estudar teologia é um dever de todos nós, começando pelos pastores, padres e líderes espirituais obviamente e tocando a todos os que se dizem cristãos. O estudo sério da Bíblia deve chegar até à casa do mais homem mais simples e do mais poderoso. Todos, homens e mulheres, devem estudar Teologia e compreender sua importância na vida prática nessa terra.

Definindo o estudo da Teologia

O estudo da Teologia é mais que nada expressar a necessidade de conhecer a Deus através da Bíblia. Lógico que também existem bons livros, mas os especialistas insistem que todo conhecimento teológico precisa ser baseado na Palavra de Deus, caso contrário pode cair em equívocos doutrinários que são perigosos. É necessário entender que Deus pode ser conhecido, porque se afirmarmos que Deus não pode ser conhecido, seria inútil ler a Bíblia, orar, ir à igreja e ter comunhão com os irmãos.  No entanto, o limite para conhecer a Deus é a Bíblia Sagrada. Por isso será um exercício intelectualmente inútil tentar descobrir por conta própria como será o céu e o inferno, por exemplo. De igual maneira, não somente seria inútil, seria pecaminoso, porque estaria indo além do que Deus já revelou e tentar restringir Deus à nossa limitada compreensão é cair nesse pecado.

A Teologia busca conhecer mais a Deus

A Teologia busca conhecer ao Senhor e os filhos de Deus são chamados de cristãos, ou seja, seguidores de Cristo, por isso é necessário que o cristão faça, diariamente, uso da Teologia e seus ensinamentos.

O estudo da Teologia não é uma teoria inatingível, é para a vida prática, por exemplo, diante de um chefe que pede que você minta, se analisamos o pedido e o comparamos com o que diz a Palavra de Deus, não devemos fazê-lo, mesmo que nossos colegas de trabalho e faculdades nos perguntem sobre porque o Deus do cristianismo nos impõe tantas regras. E quando nossos parentes nos perguntam se um falecido vai ou não vai para o céu e temos que lhes dar uma resposta segundo a Palavra. No trânsito estressante ou na fila do banco, com sua chateação peculiar, devemos saber e lembrar que a Bíblia nos diz para não ficarmos irados e, se ficarmos, que não pequemos, isso está escrito em no livro de Salmos 11. Ou seja, em absolutamente todas as situações da vida cotidiana, o cristão precisa saber o que a Bíblia diz para corresponder a Ela à altura de uma vida dignamente cristã. Se considerarmos a Palavra de Deus como verdade, devemos seguir essa verdade e não podemos desprezar o seu estudo.

Obs: veja aqui uma dica de como estudar teologia, num blog que admiro demais por causa da sua paixão pelo evangelho e as doutrinas piedosas de Deus no site http://soubacharelemteologia.com/.

Estudar Teologia serve para crescer e amadurecer na vida com o Senhor. Estude a sua Bíblia, debata com outros estudiosos, leia conteúdo na internet e em círculos de amigos. Não falta oportunidade, nem fonte para quem busca o conhecimento.