Você pode memorizar a bíblia

Como Memorizar a Bíblia

memorize a biblia

A memorização da Bíblia sagrada vai depender da sua habilidade de guardar nomes e números, já que os capítulos e versículos estão divididos por números. Entretanto, mesmo que você não tenha uma mente muito fotográfica, se você fizer um esforço e usar o seu tempo ocioso sabiamente, a memorização, começando pelo do Novo Testamento não te tomará mais do que uma hora por dia. E se você tiver mais tempo, pode dedicar um pouco mais e terá resultados mais rápidos. No post de hoje você vai saber como otimizar o seu tempo de estudo bíblico e memorizar a Bíblia.

Memorizando a Bíblia

Lembre sempre e em primeiro lugar que Deus se preocupa muito mais com o quanto o seu coração reflete sobre os versículos do que com o fato de você memorizá-los. Deus realmente não se importa tanto sobre quantos capítulos e versículos você é capaz de memorizar, contanto que você seja capaz de honrar a Sua Palavra naquilo que você já sabe que deve fazer. Por isso não se apresse em memorizar a Bíblia, isso vai acontecer naturalmente de acordo com a sua dedicação ao estudo da Palavra. Ler a Bíblia em voz alta pode ser um ótimo recurso para ajudar a memorizá-la. Não a pronuncie de qualquer forma, pronuncie-as claramente e pense sobre elas durante o dia, meditando naquilo que você leu e tratando de colocar em prática na sua vida, isso ajuda muito a que a Bíblia seja uma verdade para você e assim fica mais fácil memorizá-la. Para cada vez que você leia mentalmente aquele versículo, leia pelo menos mais 5 vezes em voz alta e perceba como aquele versículo não sai mais da cabeça. Mas os especialistas acreditam que para realmente memorizar um verso, é necessário repeti-lo claramente pelo menos umas 100 vezes.

Também existem algumas ferramentas mais teóricas da teologia para ajudar na memorização da Bíblia, mas claro que nesses casos são necessários estudos mais sistemáticos, já que a teologia bíblica busca conhecer ao Senhor e os filhos de Deus são chamados de cristãos, ou seja, seguidores de Cristo, por isso é necessário que o cristão faça, diariamente, uso da Teologia Bíblica e seus ensinamentos. O estudo da teologia bíblica não é uma teoria inatingível, ele deve ser aplicado para a vida prática, além de esclarecer doutrinas e facilitar o estudo das escrituras sagradas para todos aqueles que desejam viver uma vida acorde com a realidade do cristianismo.

Outra ótima dica é transformar os versículos que você lê em uma canção e cantá-la sempre que você puder. A música é uma ferramenta poderosa para a memória, vai te ajudar demais a memorizar a Bíblia. Sites gratuitos também estão disponíveis para ajudar com memorização da Bíblia.

Também é importante saber que hoje em dia existe a possibilidade de você também poder jogar jogos bíblicos online, como por exemplo, o Sparkle. É um método divertido e interessante para ajudar a memorizar a Bíblia. E se você tem um talento especial para a memorização da Bíblia, pode inclusive se inscrever para a competições online e ter uma chance de ganhar muitos prêmios.

Quem possui smarthphone também tem a opção inteligente e moderna de usar um aplicativo de memorização da Bíblia, disponível para Iphones e Androids gratuitamente, alem de inúmeras versões de Bíblias, traduções e versões variadas, tudo disponível gratuitamente, tanto para celulares como para baixar no computador, se você preferir.

Ou seja que não tem desculpa para você que decidiu memorizar a Bíblia e não sabia como. Agora você já sabe que além da tradicional leitura e repetição, já existem várias ferramentas super modernas para te ajudar a memorizar a Bíblia.